Padre Wagner Ferreira, nesta quarta-feira, dia 11 de maio de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, medita sobre a Solenidade de Pentecostes e convida-nos a pedirmos a efusão do Espírito Santo sobre nós.
A Palavra meditada está em I Coríntios 13:“Aspirai aos dons mais elevados. E vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior.Se eu falasse as línguas dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria. Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me entregasse como escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria. O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo. O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá. Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente; mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido. Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.”
Estamos próximos de celebrar a Festa de Pentecostes. O tempo litúrgico da Páscoa encerra-se com a celebração de Pentecostes, para que tenhamos em nosso coração a certeza de que é o Espírito Santo quem nos conduz à experiência de fé com o Cristo Ressuscitado.
Peçamos ao Senhor que renove em nós Seu Espírito
Invoquemos os dons do Espírito Santo e supliquemos que Sua presença se renove em nosso coração. Quando celebramos os sacramentos, somos renovados pelos dons do Espírito.
Não viveremos nossa vocação se não existir amor. Sem amor, não conseguiremos viver o matrimônio, a vida familiar nem os relacionamentos de amizade.
O Espírito Santo é o amor eterno entre o Pai e o Filho, e é esse amor que, derramado em nosso coração, ensina-nos a amar quem está ao nosso lado.
O Espírito Santo é o amor de Deus derramado em nós
O amor é um dom de Deus, que nos impulsiona a realizarmos o bem na vida das pessoas, pois o amor não se prova em palavras, mas sim em atitudes. Quem se abre à ação do Espírito Santo deixa aflorar em seu coração a paciência, a bondade, a alegria e a mansidão.
É o Espírito Santo quem nos dá a capacidade de suportarmos a fraqueza do outro. Esse suportar não é apenas tolerar, mas ser o sustento para aquele que amamos. Quem ama faz o bem. Quem ama quer o bem daquele que está ao seu lado.
A inveja brota do coração insatisfeito. Louvemos a Deus por aquilo que temos e somos. Quando murmuramos e não cultivamos o agradecimento, retiramos o lugar de Deus em nosso coração. O amor nos ensina a agradecer em todos os momentos.
Apenas um simples “muito obrigado” é uma atitude de amor, e faz com que a inveja vá para longe de nosso coração. Amor é gratuidade. Ele nos transforma em pessoas boas, que desejam semear o bem na vida do outro.
O Senhor sabe que somos peregrinos neste mundo, por isso não nos deixou só, mas nos enviou o Paráclito. Que nesta semana, quando nos preparamos para a Solenidade de Pentecostes, clamemos ao Senhor que renove em nós o dom do Espírito Santo.
Padre Wagner FerreiraMissionário da Comunidade Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário